Porta- bandeiras | 2020

Website interativo.

www.porta-bandeiras.net 

O trabalho se apresenta como um gerador online de bandeiras, cuja base inicial é a bandeira do Brasil. A partir dela, o usuário tem condições de manipular cores, escrever ou não um lema, suprimir formas. A imagem final manipulada pode ser salva e compartilhada. O site não possui nenhum tipo de controle sobre o que é gerado, apenas monitora a quantidade de acessos.

___

Porta-bandeiras surge da minha inquietação diante da banalização do uso da bandeira do Brasil e de sua constante manipulação. A velocidade com que novas imagens da bandeira do Brasil são geradas é frenética. Em 2016 comecei a arquivar estas imagens printadas da internet e logo isso tomou o corpo de uma coleção, atualmente publicada no instagram [@colecao_bandeira]. 

Mais do que criar uma nova imagem manipulando um símbolo nacional, pareceu-me tão pertinente quanto irônico, dentro da minha pesquisa, apresentar uma ferramenta que facilitasse esta ação aos outros. Ao mesmo tempo, uma vez que disponibilizo a ferramenta sem controle sobre o que é gerado, aumento meu próprio desafio de possível coleta destas futuras imagens para a minha coleção. 

___

Ficha técnica: 

Marília Scarabello (autora)

Lucas Schlosinski (técnico programador)